quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Reprodutibilidade da arte

Primeiro post, muita responsabilidade! Porém, vou apenas inserir um pequeno pensamento para dar início ao nosso blog. Afinal, alguém tem que começar!
Ao ler o texto de Walter Benjamin, "A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica", me deparei com uma passagem que me chamou a atenção, e, confesso, 'vesti a carapuça'! Benjamin escreve "Fazer as coisas ficarem mais próximas é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos através da sua reprodutibilidade. Cada dia fica mais irresistível a necessidade de possuir o objeto". Tenho que confessar que sofro deste mal (é mesmo um mal?). E faço isso com orgulho. Sim, eu gosto de "possuir o objeto". Tenho como fundo de tela do meu computador A Noite Estrelada do Van Gogh. É uma reprodução de uma obra? É. Mas isto me deixa feliz. Gosto de ligar meu computador, às 8 da manhã, após ter dormido muito pouco, e ver uma tela do Van Gogh antes mesmo de dizer bom dia aos meus colegas de trabalho. É agradável aos olhos, à alma e, porque não, ao meu humor.
Alguém mais se identifica?
Abraços a todos!
Silvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário