quinta-feira, 7 de abril de 2011

E o cano da pistola que as crianças mordem...

O título é parte da letra da música “Fora da ordem”, de Caetano Veloso. Música gravada em 1992, mas que continua ressoando em alguns versos na chacina da escola pública carioca hoje, 07 de abril de 2011. É impossível não pensar também na questão da qualidade da educação pública em um momento como esse. Alguma coisa está fora da ordem...

Para minha filha de 5 anos entender daqui há algum tempo o contexto desse texto, estamos vivendo a “redemocratização” da escola pública, onde “redemocratizar” é encher as escolas de alunos fazendo aulas com professores mal preparados, mal educados, mal aparelhados, mal remunerados, e enfim, sem gosto pelo ato de partilhar conhecimento (não estou generalizando; tenho amigos que acreditam ainda no ato de ensinar e com certeza alguns destes estarão – espero -  ensinando minha filha).

É duro ler e ouvir os pais e as crianças relatando o que passaram hoje naquela escola no RJ. No entanto, na educação básica pública mata-se aos poucos a dignidade, os sonhos e a esperança das crianças. Ocorrem estas "chacinas veladas" há décadas. 

E as TVs, rádios, revistas e grandes sites mais uma vez lucram com a miséria humana. Talvez sejam eles que colocam primeiro a pistola na nossa boca desde que somos crianças e vamos nos alienando e mordendo, mordendo...

Sérgio Pereira

2 comentários:

  1. Olá Sérgio!
    concordo com você!
    Procurar por quês dessa tragédia não adianta. É preciso resgatar o sentido da vida. Olhar o outro como a si mesmo. Não desistir e acreditar que podemos fazer diferença! Muitas crianças dependem disso. Senão, de que adianta essa vida e todo nosso trabalho para que nossos brasileirinhos tenham um futuro mais digno? Acredito no resgate do próprio homem como ser humano coletivo e na sua (re)construção!
    Estela Bonci

    ResponderExcluir
  2. Verdade Estela. Cada vez mais nossos valores (humanos) são trocados por outros valores (poder/ dinheiro). É isso o que queremos ensinar aos nossos filhos ou deixar de legado às próximas gerações? Creio que não.

    Acredito que a (boa) educação (e aqui me refiro em especial à pública -onde inclusive minha filha está inserida) é um dos melhores caminhos rumo à estrada que conduz à retomada da conscientização de quem somos e o que (e quem) nos rodeia.

    Precisamos deixar de roer a pistola do Cronos capitalista e projetar nosso tempo de forma qualitativa no pouco tempo que temos nesse bonito lugar para viver chamado Brasil.

    Obrigado por comentar...

    Sérgio

    ResponderExcluir