sexta-feira, 15 de abril de 2011

"O êxtase de Santa Teresa"

Turma! Na última aula (15.04.2011) lembrei da escultura intitulada "O Êxtase de Santa Teresa", do escultor barroco Gian Lorenzo Bernini (1598 - 1680), autor de inúmeras obras pioneiras neste movimento.

Recordei da mesma por ser para mim uma das melhores imagens (uma das minhas prediletas) para vizualizarmos o tema "sexualidade & religiosidade", muito bem explorado pela prof.a Márcia Tiburi.



O que posso adiantar, bem brevemente, é que a mesma carrega uma EXPRESSIVIDADE, um DRAMATISMO e um DINAMISMO raramente observado na História da Escultura.

Em especial, sua harmonia com a Arquitetura Religiosa integra os espaços internos da Igreja de santa Maria Della Vitoria, em Roma.

A TEATRALIDADE passa a ocupar de modo decisivo espaços arquitetônicos e o OLHAR DO DEVOTO é atraído numa intensidade singular. logo, Bernini elabora uma estrutura arquitetônica pensando nesta teatralidade, convidando o expectador a compartilhar o mesmo sentimento que a Santa experimentara.

Bernini também trabalhou arduamente para traduzir visualmente o relato feito pela própria Santa em sua autobiografia:

Via um anjo perto de mim ... sob forma corporal, o que não costumo ver senão muito raramente ... Via-lhe nas mãos um comprido dardo de ouro. Na ponta de ferro julguei haver um pouco de fogo. Parecia algumas vezes metê-lo pelo meu coração a dentro, de modo que chegava às entranhas. Ao tirá-lo tinha eu a impressão de que as levava consigo, deixando-me toda abrasada em grande amor de Deus.Era tão intensa a dor, que me fazia dar os gemidos de que falei... (TERESA DE JESUS, 1983, P. 236)

Por gentileza, peço ao nosso amigo - André - que complemente a referida imagem com seus preciosos comentários!

Egídio! a saber, esta igreja foi a única edificação construída por CARLO MADERNO, considerado o ARQUITETO-CHEFE DO VATICANO (SÉC. XVII).

Bacco, tenho certeza que vc também vai se deliciar com esta teatralidade!

COMENTÁRIO: CÍNTIA RIBEIRO RONDON

5 comentários: