LEITURA E ANÁLISE PARA PRODUÇÃO DE TEXTO
“Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto. É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da própria vontade entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista”.
(LAJOLO, Marisa. In, GERALDI, João Wanderley Prática de Leitura na escola. São Paulo: Ática)
A técnica de leitura abaixo é parte integrante do texto Leitura e Escrita no Ensino de História da Profa. Dra. Conceição Aparecida Cabrini da PUCSP e do Colégio Nossa Senhora das Graças.
Procedimento de Leitura
1º. Passo - Antes de começar a ler o texto:
Para que lemos? Qual é nosso objetivo?
Que informações esperamos encontrar no texto?
O que já sabemos sobre o assunto?
2º. Passo – Leitura corrente exploratória
a) Faça a leitura sem se deter nas dificuldades. Muitas das dificuldades são resolvidas quando temos a idéia do texto todo.
b) Numere os parágrafos (auxiliará no passo seguinte).
c) Observe tudo que o texto oferece, como mapas, imagens, tabelas, gráficos, retirando deles as informações que possam servir de apoio ou ir além do texto.
d) Identifique a idéia principal do texto.
3º. Passo - Identificação das partes principais do texto:
Todo texto apresenta:
a) Introdução – nela o autor coloca o problema ou a indagação que o levou a escrever o texto. A introdução nos dá uma idéia do assunto tratado. Além disso, o autor coloca também o ponto de vista ou o ângulo sob o qual ele vai abordar o assunto e, às vezes, o método, ou seja, o caminho que vai seguir.
b) Desenvolvimento – é o corpo do texto, que apresenta os dados, as idéias, os argumentos e as afirmações com as quais o autor constrói um edifício de relações entre as partes que constituem o seu pensamento original.
c) Conclusão – toda a construção desemboca em algumas afirmações ou em novas indagações decorrentes da organização e do desenvolvimento do texto.
4º. Passo - Estruturação do texto:
a) Resuma em poucas palavras as idéias principais de cada parágrafo
b) Agrupe essas idéias em tópicos gerais
Para auxiliar nesse trabalho, devemos fazer as seguintes perguntas:
A que diz respeito a idéia principal do parágrafo?
Há uma palavra ou título que condense o assunto que está sendo tratado?
5º. Passo - Após isto você terá condições de:
- examinar a relação que as idéias mantém entre si
- tirar suas conclusões
- elaborar seu próprio texto, se solicitado.
Gabriel L. Bandouk
Nenhum comentário:
Postar um comentário