sábado, 21 de maio de 2011

EXCELENTE PARADIDÁTICO

Livro: Irmão Pretos


Editora SM

Autores: Lisa Tetzner (texto) e Hannes Binder (ilustração)

Tema: Romance ilustrado sobre a exploração da mão-de-obra infantil no contexto da Revolução Industrial.

Sinopse: Giorgio é um menino pobre vendido pelo pai para trabalhar como limpador de chaminé em Milão. Lá, em regime de escravidão, conhece Alfredo, que se torna seu melhor amigo e o doutor Casella, aprendendo com eles o sentido da solidariedade e da justiça.

Comentários
Esse livro já é uma espécie de clássico da literatura juvenil na Alemanha e na Suíça e extremamente elogiado pela crítica de todo mundo, o livro foi indicado para vários prêmios, tendo recebido em 2004 na Alemanha o importante Troisdurfer Bilderbuchpreis para ilustradores. As gravuras que compõem o livro foram expostas em vários países europeus.

Técnica Scraping de Ilustração
Uma espécie de cartolina é recoberta de um material branco semelhante ao gesso, aplicando-se em seguida uma película negra, para que o trabalho de incisão revele o desenho desejado.

Indicação
O livro pode ser utilizado como paradidático interdisciplinar, envolvendo história, geografia e arte, caracterizando o contexto da Revolução Industrial através da exploração do trabalho infantil e da delinquência juvenil presentes na realidade brasileira.

Gabriel L. Bandouk

Nenhum comentário:

Postar um comentário