sábado, 14 de maio de 2011

No olhar do Thomaz



Esse Teu Olhar...


O olhar. Coisa engraçada esse olho que vem antes da lente do tal aparelho. 
Olho maravilhoso e abençoado era o do Thomaz. Olha isso, gente.
Filosofia da Fotografia: dá uma vontade de "comer" fotografia! Depois de tudo a gente quer só 
Por "um olhar relâmpago", e uma meia  luz capturou-se a famosa cena COPACABANA (futebol na areia). Movimento singelo ,simples, lindo, leve e...nem precisa explicação (veja a foto): a fotografia é uma  arte bela!
Thomaz nasceu na Hungria em 1924 e  naturalizou-se brasileiro em 1949. Ele dizia simplesmente  que " fotógrafo tem que fotografar e mostrar suas fotos". Usava e abusava da Câmera-instrumento "se divertindo em fotografar". E quando a câmera é brinquedo? Possivelmente, Thomaz brincou muito de fotografar!
O olhar. Olhar de quem desconstroi o real. É um  olhar atento,  enquadrando a todo instante a cena, o outro, a luz, a sombra.Farkas acentuava tensões entre o branco e o preto. Foi pontuando assim sua obra  que marcou o surgimento da fotografia moderna no país. 

Provocativo, realizou um trabalho inovador na fotografia brasileira. Sensibilizando sentidos, desorganizando significados. Buscando temas com " olhar relâmpago" , retirando do corriqueiro. 
Da torcida no Estádio do Pacaembú, do camelô, da moça na calçada, nas ruas, na praia, na vida, na vida da cidade. 
O olhar do Thomaz. Fico impressionada com esse olhar, gente! Por meio desse olhar foi fossivel capturar tanta beleza. Venha tecnologia que for, vai faltar o olhar.


- Não tem aparelho, instrumento, ultima geração de máquina digital nesse planeta que reproduza esse teu olhar, Thomaz!


  Mônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário