quarta-feira, 18 de maio de 2011

A Audição Óptica

Na última quinta-feira concluímos a segunda parte da disciplina de Teoria e Crítica da Arte no segmento da Fotografia. Gostaria que pudéssemos ter mais aulas para abranger este assunto tão rico e poderoso que é a LEITURA da IMAGEM.
Para podermos ir além do VER a imagem, precisamos antes SENTIR esta imagem. Através das percepções sensoriais como visão, tato, paladar, olfato e audição é que encontramos estes sentimentos. Uma vez registrados pelo cérebro, é que produzimos as sensações. Ela vai nos fazer rir, chorar, arrepiar, chocar, apaixonar. Ela vai FALAR com você e você terá que OUVI-LA.
No IMAGÉTICO aprendemos as estruturas abstratas e genéricas advindas da dinâmica da imagem, caracterizada pela observação humana. Diz respeito a muitos aspectos da atividade do ser humano no espaço, tais como: orientação, movimento, equilíbrio, forma...
Ainda no IMAGÉTICO,  entendemos toda a riqueza da comunicação das imagens, quando narra uma história, quando defendem uma causa, quando descrevem acontecimentos e fatos sociológicos.  Nesse sentido, deixo aqui algumas imagens para exercitarmos nossa AUDIÇÃO.
Egidio S. toda.
O perfume
O doce sabor
Adolescente afegã
Estudante na Praça Celestial em Pequin
Terror na Guerra do Vietnã
A explosão da Bomba Atômica
Fome na África
Criança judia na 2ª Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário