quinta-feira, 10 de março de 2011

Beleza idealizada e suas patologias

Pensando na aula de hoje da Marcia

Luciana Deus - 10/março//2011

Este é um vídeo bem simples e vocês já devem ter visto em vários lugares.

Apesar de ser "batido", tenho usado em minhas palestras sobre "A busca idealizada pela beleza".
Tenho me proposto a levar um pouco de reflexão aos profissionais que lidam com estética, como cirurgiões plásticos, dermatologistas, esteticistas e médicos estetas, para que como agentes da "beleza" possam enxergar um pouco além do $$$$  e evitar as atrocidades que temos visto em nome do "belo".

Para cada público há uma forma de discurso. A linguagem deve ser familiar e despertar interesse no assunto, ou a mensagem será em vão.

Para a classe médica que trabalha com procedimentos estéticos, obtem lucro e status com a "promoção da beleza", a mensagem deve ser sutil, quase  subliminar. A aula que tenho sido convidada a dar é sobre Transtornos psíquicos na rotina da estética e aparece como uma forma destes profissionais conhecerem as patologias psiquiátricas ligadas aos transtornos da imagem corporal, auto-imagem e buscas inconscientes por beleza em nossa sociedade.
Conteúdo bem concreto e objetivo; como médico gosta!! Mas em minha fala procuro produzir incômodo sobre a passividade com que aceitamos ( nós da classe médica) os padrões estéticos impostos, sem ao menos refletir quem os impôs, qual a finalidade desse esmagamento estético em uma cultura de mercadoria e qual o papel que pretendemos assumir frente a nossa profissão.

Tem sido um trabalho de forminguinha!! Um trabalho científico em congresso de medicina estética, cirurgia plástica, uma aula aqui, um artigo alí...Como ser ouvida onde não querem (ou não podem!!) te ouvir?

Como vocês da minha classe sabem, minha pesquisa no mestrado continua nesta trilha e como produzir reflexão se não ampliar a minha própria?
A busca está em ampliar os horizontes de meu conhecimento para ampliar minha voz sobre o assunto!!

Beijo a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário