domingo, 27 de março de 2011

O Belo, o Sublime e o Feio

Por Vinicius Tavano
Em uma das auas da proofessora Marcia tratamos do conceito de Belo, Sublime e Feio. Refletindo sobre aquele encontro, e a interessante discussão que se desenvolveu durante o periodo, resolvi escrever essas poucas linhas como forma de expressar minhas reflexões sobre o tema.
Segundo o dicionário Michaelis, belo significa:
adj (lat bellu) 1 Que tem beleza; formoso, lindo. 2 Que tem proporções harmônicas. 3 Agradável ao ouvido. 4 Distinto, escolhido. 5 Ameno, aprazível, sereno. 6 Feliz, próspero. 7 Robusto, vigoroso. 8 Emprega-se com um sentido mal definido, e pouco mais ou menos equivalente ao do indefinido certo: Um belo dia, resolveu entrar para o convento. sm 1 Caráter ou natureza do que é belo. 2 Conjunto harmônico de certos caracteres ou qualidades que despertam na alma sentimento de prazer e admiração.

Sublime, pelo mesmo dicionário apresenta o seguinte significado
adj m+f (lat sublime) 1 Que é dotado de uma elevação excepcional. 2 Lit Diz-se do estilo nobre, que se observa nas produções literárias e artísticas de relevo e brilho fora do vulgar. 3 Que atingiu grande perfeição intelectual ou material. 4 Elevado nas suas palavras, nos seus atos; grande, majestoso, nobre. 5 Muito excelente, muito nobre; poderoso, subido. 6 Esplêndido, magnífico. 7 Agradável, encantador. 8 Extraordinário, grandioso, soberbo. sm 1 A mais elevada expressão da perfeição estética; o mais alto grau da beleza artística. 2 O que há de mais elevado nos sentimentos, nas ações.

E o feio:
adj (lat foedu) 1 De aspecto desagradável. 2 Desproporcionado, disforme. 3 Indecoroso, torpe. 4 Oposto à beleza moral. 5 Insuportável. 6 Reg (Centro e Sul) Magriço; diz-se geralmente de animais. sm 1 Homem de feições desagradáveis. 2 Coisa feia. 3 Fealdade. 4 Situação desairosa. Feio de doer: muito feio, horroroso.

Mas se nos esquecermos das palavras e pensarmos em nosso intimo, o que é o belo? O que pra mim é sublime? O que significaria o feio?
Iniciando com uma sátira!
Será que isso é belo?
Agora falando sério.
Uns podem achar as images a seguir belas, outros poderão achá-las feias, as impressões de cada um seguirão de acordo com seu intimo, com suas crenças, com seus valores.
Observem, classifiquem as, façam seu juizo, de acordo com suas crenças e valores.










Observamos, opinamos, classificamos, jugamos. Todos nós, seres dotados de razão, inspecionamos, avaliamos, apreciamos, censuramos, notamos, taxamos, corrigimos, mas poucos de nós notamos que o mundo está de cabeça para baixo.

Postado por Vinicius Tavano

Nenhum comentário:

Postar um comentário