sexta-feira, 11 de março de 2011

A viagem

Neste carnaval durante a viagem comentei sobre uma aula muito interessante, da professora em questão e uma forma bem original de educar. Suas provocações, aliadas a opiniões bem embasadas, geram discussões acaloradas, às vezes sobre o tema da aula e outras sobre a ministrante e seu método.

No meio da conversa sobre a professora Doutora e filósofa, com meu amigo que cursou filosofia, dei-me conta de que estava começando a filosofar... bem, será que não é esta a verdadeira intenção destas aulas e seu método: Associar teorias com pensamentos críticos, cutucar e nos fazer refletir?

Fui ler sobre o assunto e aprender mais sobre estes pensadores. Aqui vão algumas citações sobre a estrutura do pensar, a título de contribuição:

  • É característica de uma mente educada ser capaz de acolher um pensamento sem aceitá-lo, diz Aristóteles
  • Não há justificativa em se acreditar que haja qualquer necessidade causal no ordenamento dos fatos, segundo David Hume.
  • Uma afirmação faz sentido se ela for verdadeira por definição ou for, a princípio, verificável pela experiência, para Moritz Schlick.
  • A idéia de uma verdade absoluta não nos faz falta, conforme Thomas Kuhn.
Já na praia em plena segunda de carnaval, ao ver um livro de filosofia sobre a mesa, minha sobrinha de 10 anos me disse que está tendo filosofia na escola, e eu perguntei o quê estava aprendendo com isso, ao que ela me respondeu:
_ A pensar!
Pensem a respeito.

Abraços
Egidio S. Toda

Nenhum comentário:

Postar um comentário