quinta-feira, 3 de março de 2011

Vamos todos produzir!!

Vou fugir um pouco dos temas relacionados à arte...

Para quem não conhece, a você s/a é uma revista voltada às pessoas de negócios, e o artigo se chama “O cronometro de Taylor”. Ele me lembrou de uma discussão que tivemos durante a aula em relação ao tempo, ou melhor, a nossa relação com o tempo. Este artigo defende a idéia de que tempo é dinheiro. Na sociedade em que vivemos não há como negar que este lema permeie os diversos setores. Embora ele seja predominantemente visto como uma característica clara do mundo de negócios, não podemos deixar de ver que está em todo lado. É só lembrarmos do exemplo da aula de hoje em relação ao rádio – músicas de três minutos para caber comerciais.

Isto tudo me fez refletir sobre o papel do tempo ócio na nossa sociedade. O ócio parece não ser mais permitido, e, pior, é um motivo para sentir-se culpado por não estar FAZENDO algo. A indústria achou até uma maneira de fazer uso das nossas horas de sono: condicionador de cabelos noturno! Até ao dormir as mulheres cuidam de sua aparência. Particularmente, o ócio para mim é essencial para a minha sobrevivência. Isto implica em recusar convites, não assistir ao último capítulo da novela (aliás, um crime social!), não ler ao menos 3 publicações diferentes (por dia!), etc.
  
O ócio para mim tem uma papel muito importante, e este artigo da você s/a me fez eu questionar: o que há de errado com o “não fazer nada”?

O artigo termina com a seguinte frase: “Observe se você se organizou, respeitou a agenda e antecipou as urgências. Quem percebe isso tem uma vantagem sobre os demais: usa o tempo a seu favor e no final do dia pode ir para a academia, para o clube ou para o cinema, sem culpa.” Portanto, faça bom uso do seu tempo para ter tempo de fazer outras coisas. E lembre, voce não tem permissão de se sentir culpado, afinal, foi tão produtivo que ganhou o direito de ir ao cinema!


Silvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário