sábado, 12 de março de 2011

BLACK AND WHITE

Preto ou branco? isso!!! Preto ou branco?
Cisnes = aves aquáticas, brancas, coloridas....pretas!!!
...e de acordo com estímulos!! vida, lucidez, estase...é o que você quer que seja e como você quer que seja ....pense!!
O ser branco, ou o animal branco, já esta dentro de cada um de nós, assim como, o animal preto, porém, com um grande diferencial, não “podemos” deixar o black aparecer, precisamos diante de uma sociedade medíocre deixar florar o branco, precisamos representar. Isso!!! Representar sim!!, pois a partir do momento que deixarmos o animal enfurecido florar, passaremos a sermos vistos como loucos, malucos, diferentes...é...diferentes...sim, é o que todos queremos ser, todos em algum lugar ou momento... diferentes!!!, querendo mostrar a perfeição, perfeição esta que fará a sociedade ou a platéia nos aplaudir de pé, que nos fará vencedores, vitoriosos, mas e nós!!!???
Dentro de nós...quem estará?
O branco ou o preto?...quem estará sempre sendo representado???!!!

As obras de Marx e Freud, ambos  influentes no pensamento de Adorno. (...) A razão é constituída socialmente e ligadas a interesses, valores, etc. As representações que os seres humanos criam são sociais e ligadas ao seu modo de vida e interesses e valores derivados daí, e, por conseguinte, as relações sociais determinam o processo racional (Marx, 1983; Marx & Engels, 2002). Freud resgatou não o "irracional", visão pejorativa do que não seria o "racional", e sim o mundo do inconsciente, dos desejos reprimidos e mostrou que não existe razão pura, que esta está perpassada pelo inconsciente (Freud, 1978b).

Huxley, de Admirável mundo novo”, ah, este sim...com certeza diria, que atingiremos a perfeição e que, mudanças tecnológicas rápidas, verificadas numa economia de produção em massa, sempre tendem a provocar confusão. Será que em algum momento durante o filme não nos sentimos confusos? Poderíamos ai termos nos “alimentado de soma.

Voltando ao cisne, qual pai ou mãe em alguns, ou quem sabe me muitos momentos de nossas vidas não interferiram, no sentido de nos guiarmos a determinados lados? Sigam este ou aquele caminho. Este lhe trará danos e este outro lhe trará bônus (por exemplo). Quem de nossos pais em algum momento não se sentiu na obrigação de intervir em nossas vidas, principalmente quando jovens, crianças, adolescentes então ! Mas o bicho negro guardado dentro de cada um de nós foi vencedor, pelo melhor ou pior...cabe a cada um definir....ou visualizar o trajeto percorrido, sempre pensando e repensando que este poderá ser alterado a qualquer momento.

Sempre ou na maioria das vezes em que fomos e que somos desafiados, o cisne black aparece, reaparece e mostra suas garras afiadas, se alguém achar que não estamos bem, ele aparece em nossa pele com tal fúria que muitas vezes nem conseguimos saber de onde vem tanta força, estimulo e vontade para determinado desafio e o vencemos, sim o vencemos porque fomos desafiados, nossa pele foi rasgada, machucada, o coração ferido, desafiado e enfrentado, isso!! alguem nos enfrenta e nos desafia, ai o White que esta tranqüilo, dormindo, continua em seu sono profundo para deixar o black explodir em êxtasi, como o tsunami do Japão...é!! nos transformamos num tsunami de gloria para vencermos os desafios. Vencidos, o cisne branco do amor, da calmaria, do doce, novamente de deixa envolver, ele toma conta de nossos corpos, parece que vem pra acalmar o animal revolto.
Ao analisar os detalhes da cena de sexo, em que a pele da leoa deixava transparecer os arrepios de emoção, ela já estava deixando o cisne negro incorporado em sua vida transbordar, assim como o mar do oceano Pacífico.
A cena só pode ser concluída porque os atores, as atrizes, estavam realmente incorporados pelo animal do desafio, o black, o bicho, o feio, vencedores diante de uma platéia sem fim, vencedores de títulos cobiçados e encantadores de públicos, sim, encantadores. Desafio conquistado através de uma cobiça vencida quem sabe (como sempre) por uma infinidade de atores/atrizes dispostos e determinados a deixar o doce do branco pelo negro, feroz, incontrolável animal que demonstrou diante de uma infinidade de espectadores o motivo de sua existência.
Essa demonstração é bela ou sublime? Mas o belo, o sublime e o feio se mostraram-se tão próximos e tão distantes, assim como, tão inseparáveis.....e o selvagem?...o quanto deste existe dentro de cada um nós? O quanto cada um de nós deveria ou demonstra sua realeza? MALUQUICE!!

Edi Sartori

Nenhum comentário:

Postar um comentário