Estou um pouco intrigada com relação a "produção de massa", que foi questionada na aula passada. Concordo com a Cristina, quando relata sua emoção e contaminação pelo Axé. Estive ontem no cinema, é impressionante como se dá a emoção através das imagens.Enquanto professora, devemos utilizar este recurso de imagem seja (cinema, tv, softwares e sites) para favorecer a vivência, criação e produção cultural de nossos alunos na sala de aula. Além disso, o professor consegue aproveitar as manifestações culturais da comunidade, exposições, apresentações musicais (não esteriotipados), teatrais, feiras culturais etc.Nesses momentos, o professor promoverá indagações aos alunos a fim de resolver o problema e , consequentemente, favorecer a ampliação dos saberes necessários para a "leitura" daquela produção ou manifestação.Assim,o conhecimento de Artes que os alunos obtêm fora da sala de aula, por meioda cultura familiar, da comunidade, midiática,etc.,pode ser usado como ponto de partida para a interpretação,conceituação,criação,valorização e crítica das produções e manifestações culturais.
Um abraço á todos
Ana Cristina
Ana!
ResponderExcluirSegundo Adorno, o mundo inteiro é forçado a passar pelo filtro da indústria cultural. A velha experiencia do espectador de cinema, tornou-se a norma da produção. o filme não deixa mais à fantasia e ao pensamento dos espectadores nenhuma dimensão da qual estes possam, sem perder o fio,passear e divagar, adestrando o espectador.
Pensar o significado no contexto da cultura de massa, o modelo de massificação da cultura, sociedade racional = entender a cultura na essencia, e a industria cultural não entende isso (o seu tratamento não permite).Ela reprime...